GfK fecha contrato com emissoras de TV do Brasil

A empresa de pesquisa de mercado alemã GfK assinou contrato com quatro das principais emissoras de TV brasileiras – Band, Record, Rede TV! e SBT – para trazer ao País seu serviço de medição de audiência. O início da operação está previsto para 2015.

“A tecnologia de ponta que a GfK trará ao Brasil permitirá aos clientes transformar dados e análises de resultados em decisões inteligentes. A amostragem será mais ampla do que a atualmente existente no País, incluindo transmissão via terrestre, cabo e por satélite. O serviço irá considerar não somente o conteúdo ao vivo, mas também o gravado. Além disso, outras demandas atuais e futuras poderão ser atendidas, já que o monitoramento será feito de forma individual, contando o número de espectadores em cada domicílio”, afirma a companhia em comunicado.

Os painéis de medição serão instalados em 6.000 domicílios em 15 cidades brasileiras. O contrato inicial, de mais de US$ 100 milhões, tem validade de cinco anos, com o potencial de ampliação do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes.

“É com muito entusiasmo que anunciamos o acordo com quatro das principais emissoras do Brasil para trazer o nosso inovador serviço de medição de audiência a um dos mercados de televisão mais vibrantes do mundo”, declara Gerhard Hausruckinger, COO (Chief Operating Officer) e membro do Conselho de Gestão da GfK, responsável pelo setor de Consumer Choices. “O serviço que vamos trazer ao Brasil fornecerá mais dados e insights muito robustos aos nossos clientes no Brasil, reforçando ainda mais nossa presença em um mercado que oferece grande potencial de crescimento futuro. A GfK tem o orgulho de trazer os seus 40 anos de experiência em medição de audiência para o Brasil”, completa.

Com a expansão de seus negócios no Brasil, a GfK vai contratar cerca de 100 novos funcionários para o projeto de medição de audiência. A empresa está presente no País desde 2002 na área de pesquisa de mercado e, atualmente, emprega cerca de 300 pessoas. Globalmente, a GfK tem cerca de 13.000 funcionários em mais de 100 países.

A companhia atua na medição de audiência de televisão em sete mercados – Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Líbano, Portugal e Ucrânia –, e também faz aferição de audiência em rádio em países como Austrália, Suíça, Bélgica, Ucrânia e Holanda, e ainda audita a mídia impressa nos Estados Unidos.

CCommons/flickr/espensorvik
CCommons/flickr/espensorvik