Frota garante acesso a serviços de saúde no Piauí


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí acaba de receber suas primeiras unidades Volksbus 9.160, que integrarão a frota destinada ao transporte gratuito de pacientes. Ao todo, serão 30 veículos que possibilitarão o acesso de pessoas a hospitais e postos de saúde públicos de Teresina e de outras cidades mais próximas que são referências em atendimentos de média e alta complexidade. O modelo é ideal para esta aplicação, já que garante atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade na operação.

Com os veículos, cerca de 1,5 milhão de cidadãos de mais de 40 municípios serão beneficiados e poderão receber atendimento mediante agendamento prévio na prefeitura de sua cidade. Em alguns trajetos, a viagem pode chegar a 300 quilômetros de distância. “Nosso compromisso não se limita a entregar veículos de qualidade ao mercado, mas também em atender demandas que beneficiem a população”, destaca Antônio Cammarosano, diretor de Vendas Nacionais da MAN Latin America.

Os chassis contam com 26 lugares com poltronas reclináveis, ar-condicionado de fábrica e itens que acentuam o conforto do condutor e passageiros, como o sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servoassistida, que proporcionam maior precisão nos engates e menor esforço ao motorista. Além disso, o painel de instrumentos incorpora uma série de itens que facilitam a condução durante o percurso. O chassi leva motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas.

Os veículos vão estruturar o Sistema de Transporte de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram adquiridos por meio do QualiSUS, projeto do Governo Federal de qualificação e atenção à saúde, com apoio do Ministério da Saúde e recursos do Banco Mundial.

Divulgação MAN Latin America
Divulgação MAN Latin America