Freudenberg-NOK vai duplicar produção no Brasil


A Freudenberg-NOK América do Sul projeta um crescimento expressivo para a unidade de negócios de Gaskets, ou juntas de borracha, cuja linha de produção está instalada na fábrica de Diadema (SP). George Rugitsky, presidente da empresa, subsidiária do grupo alemão Freudenberg especializada em vedação, projeta duplicar a produção e triplicar o faturamento da divisão até 2016, mantendo um crescimento médio de 30% ao ano.



“Planejamos duplicar o portfólio e triplicar o faturamento com produtos do nosso catálogo mundial e soluções desenvolvidas e fabricadas localmente”, ressalta o executivo. Ele reforça que, para alcançar estas metas, a companhia tem um plano de investimentos em infraestrutura, ferramentas, equipe e no parque de máquinas, que deverá ser quadruplicado.



Sobre a projeção de crescimento, além da evolução do próprio mercado, o diretor de vendas, Rodrigo Vilela, informa que a Freudenberg-NOK a sustenta sobre os muitos pedidos em carteira e sobre a participação em cerca de dez projetos de montadoras instaladas na América do Sul, embora não possa divulgar os nomes dos clientes prospectados.



Atualmente, de acordo com a companhia, a fábrica local de juntas de borracha produz seis produtos para montadoras do Brasil e Argentina. Entre as fabricantes de veículos leves, fornece para a Volkswagen (Brasil e Argentina) e GM (Brasil) e, entre as de pesados, para a Scania e MAN (ambas no Brasil).



Investimentos



Para sustentar este crescimento, Rugitsky afirma que o plano de investimentos da Freudenberg-NOK começou em 2010, com a inauguração da linha de produção, e que seguirá com aportes para a infraestrutura do prédio, na equipe e na aquisição de ferramentas e máquinas. “Projetamos quadruplicar o parque de máquinas até 2016 e, desta forma, a equipe da linha será ampliada na mesma proporção”, aponta. O plano da companhia é transformar a unidade de negócio de Gaskets em um centro de competência local.



O executivo não pode revelar o volume investido, mas informa que os aportes fazem parte do plano global do Grupo Freudenberg, do qual faz parte a Freudenberg-NOK, de aplicar € 1,5 bilhão nos próximos cinco anos.



Sobre a Freudenberg-NOK



A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, industrial e reposição.



Especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK integra a Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação, que emprega mais de 24 mil pessoas em todo o mundo e, em 2011, obteve um faturamento global acima dos € 3,4 bilhões.



Presente no Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do País, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.



 

Divulgação Freudenberg
Divulgação Freudenberg