Fraport disputará concessão de aeroportos no País


A Fraport deve ser uma das empresas estrangeiras que disputarão o leilão de concessão de três aeroportos brasileiros, no dia 6 de fevereiro. Para participar da licitação, a companhia alemã, administradora do aeroporto de Frankfurt e de Lima, no Peru, firmou um consórcio com a Ecorodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura logística integrada do Brasil.



O leilão para concessão dos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília é a grande aposta do governo para garantir a ampliação dos aeroportos com recursos privados, e atender ao aumento da demanda e às exigências para a Copa do Mundo de 2014.



Segundo informações veiculadas na imprensa brasileira, ao menos 14 empresas, das quais cinco estrangeiras, estariam negociando a formação de consórcios para entrar na disputa. Cada licitante pode apresentar propostas para os três aeroportos, mas poderá ganhar apenas um.



As regras do edital exigem que, entre os sócios privados, pelo menos um tenha cinco anos de operação de terminais com movimentação superior a 5 milhões de passageiros por ano. Além da Infraero, estatal, nenhuma outra empresa no Brasil possui essa característica, atraindo assim grandes administradoras internacionais.



Em março do ano passado a Fraport já havia anunciado seu interesse em participar do leilão brasileiro e expandir seus negócios no continente. A Ecorodovias e a Fraport terão cada uma 25,5 % de participação no consórcio, já que as regras determinam que Infraero seja sócia, independentemente do vencedor, com 49%.

Valter Campanato/ABr
Valter Campanato/ABr