Fãs do Fusca celebram carro mais popular do País


Durante 24 anos consecutivos o Fusca foi o carro mais vendido do Brasil, marca que só foi superada bem mais tarde, no ano passado, pelo Gol, outro modelo Volkswagen. Desde que começou a ser produzido no País, há mais de meio século, cerca de 3 milhões de unidades foram vendidas, e a fabricação foi encerrada definitivamente em 1996. Apesar da longa história, até hoje esse ícone do automobilismo acumula milhões de fãs e colecionadores, que celebram neste dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca.



A data marca o início da produção nacional do carro em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo. Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, como era chamado em 1934.



Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno e com motor traseiro refrigerado a ar, o veículo tinha um design totalmente diferente do tradicional à época. Logo, os compradores foram conquistados pela combinação de baixo custo de aquisição, capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica.



Em 1998, a Volkswagen recriou a imagem do Fusca com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.



Durante todo o dia de hoje, acontecem passeatas e exposições, organizadas por fãs e colecionadores do Fusca, para celebrar o Dia Nacional do Fusca em diversas cidades brasileiras.

Divulgação/VW
Divulgação/VW