Fábrica da VW em São Carlos gera economia de água

doze meses avanços significativos em preservação dos recursos naturais e consumo consciente. A unidade implementou diversos projetos para redução do consumo de água e energia elétrica, sob a coordenação de um comitê interno composto por executivos e empregados de todas as áreas da unidade. Considerando apenas as duas ações de maior impacto, a fábrica conquistou uma economia de mais de 4,4 milhões de litros de água por ano. Esse volume equivale ao consumo diário de uma cidade como Brotas (a 65 km de São Carlos), de 23 mil habitantes.

“As ações que desenvolvemos com foco em sustentabilidade mostram que as questões ambientais estão inseridas no negócio da empresa e são de grande importância para a companhia. As ações propostas pelo comitê trazem ganhos significativos no que diz respeito a economia dos recursos naturais, nos possibilitando crescer de forma sustentável”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
A iniciativa que proporcionou maior economia de água consistiu na troca de mais de duzentas torneiras convencionais por torneiras automáticas, entre outras melhorias implementadas nos sanitários da fábrica. A ação gerou uma economia de 2,9 milhões de litros de água por ano.

O outro projeto destacado pela companhia, realizado em parceria com a Engenharia de Manufatura, consiste na captação da água de chuva para ser utilizada na torre de resfriamento, que é usada para reduzir a temperatura das máquinas no processo produtivo. O processo começa com a captação da água de chuva por meio das calhas do prédio da fábrica. Essa água é filtrada, passa por uma caixa d’água de armazenamento, depois segue para a torre de resfriamento e, a partir desse ponto, é utilizada nas áreas produtivas.

Depois de todo esse circuito, a mesma água ainda passa por um processo de drenagem, para manter a concentração ideal de sais minerais, e é novamente aproveitada para a lavagem dos racks que armazenam os motores produzidos pela fábrica. Com o reaproveitamento de água nesses dois processos, a unidade economiza cerca de 1,54 milhão de litros de água por ano.

Também foram realizadas ações referentes à economia de energia elétrica, como a substituição dos motores utilizados em máquinas do processo produtivo por motores novos de alta eficiência energética, que geraram uma economia de energia de 20% por máquina.

De acordo com a Volkswagen, a unidade de São Carlos (que fabrica motores) foi a primeira do Grupo fora da Europa a conquistar o certificado ambiental ISO 14001, em 1997, e se tornou referência em gestão ambiental para as demais unidades na América do Sul.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil