Fábrica da OSRAM Brasil amplia eficiência energética

A OSRAM Brasil anuncia melhorias nas instalações de sua fábrica, localizada em Osasco (SP), com o intuito de ampliar a eficiência energética da unidade. A planta, que possui 40 mil metros quadrados de área, é a única da companhia em atividade na América do Sul e já possui a capacidade de gerar a energia que consome nos horários de pico, das 18h às 21h. Neste mês, a unidade inicia o processo de modernização do sistema de iluminação de toda a área externa da fábrica.

Segundo o presidente da OSRAM Brasil, Everton Mello, serão substituídas, no ambiente externo, 39 luminárias de vapor de sódio por luminárias de LED do modelo HPMSL, constante no portfólio de produtos produzidos pela própria OSRAM, que proporcionarão 60% de economia de energia.

Adicionalmente, os sistemas de geração de ar comprimido e ar condicionado já foram modernizados. As caldeiras foram eliminadas, sendo que hoje toda a água quente utilizada nos processos da fábrica é gerada aproveitando o próprio ar quente gerado pelos compressores, proporcionando economia de energia e maior segurança na operação.

“Essas ações fazem parte da política global de sustentabilidade do Grupo OSRAM e seguem o posicionamento geral da companhia, que sustentou 72% de sua receita do ano fiscal de 2012 em um portfólio de soluções verdes (produtos de tecnologia mais eficientes, incluindo os com tecnologia LED). Em conjunto, as medidas internas devem reduzir a emissão de CO2 em 366 toneladas e gerar R$ 720 mil de economia por ano, o que reforça nossa preocupação em eliminar gastos desnecessários de energia e, consequentemente, com a diminuição dos custos operacionais”, explica Mello.

O presidente informa ainda que, para aferir o nível de eficiência energética de cada fábrica da OSRAM em operação no mundo, a multinacional alemã especializada em iluminação possui uma equipe de auditoria que faz as avaliações energéticas necessárias e classifica com até cinco estrelas as unidades que tenham máximo desempenho. “No último teste, realizado em 2010, nós recebemos quatro estrelas. Por isso, seguimos trabalhando para atingir e manter um nível de excelência”, afirma.

Divulgação OSRAM
Divulgação OSRAM