Evonik patrocina Centro de Pesquisa em Avicultura

evonilk_-_nutriyyo_animal_setembro_rgbA Evonik, percebendo a crescente demanda por informações aplicáveis à produção animal, tomou a iniciativa de patrocinar a construção de um Centro de Pesquisa em Avicultura na Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – projetado para o desenvolvimento de pesquisas em frangos de corte.

A inauguração oficial aconteceu no início de setembro, no campus da Unioeste na cidade de Marechal Cândido Rondon, que oferece o curso de graduação e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Zootecnia. O espaço será disponibilizado para realização de experimentos do Grupo de Estudos em Metabolismo e Desempenho de Aves (GEMADA), fundado em 2010 pelo professor doutor Ricardo Vianna Nunes.

Com área de 715 m², o galpão abrigará um aviário formado por 114 unidades experimentais (boxes), cada um com 2 m² de área, permitindo alojar cerca de 25 aves em cada box. “Este número de boxes permite delinear experimentos com capacidade de avaliação de diversas dietas e número adequado de repetições, com alta precisão“, explica o professor Ricardo Nunes. O controle da temperatura será realizado por um sistema adiabático evaporativo, em parceria com a Aveclima, e quatro exaustores.

O Centro de Pesquisa é complementado por laboratório de processamento de carne, laboratório de análises, sala de freezer, sala de metabolismo, escritório, copa, banheiro, sala de ração e depósito.

Programa de incentivo às universidades

O investimento no Centro de Pesquisa em Avicultura da Unioeste faz parte do “University Program“, programa de incentivo à pesquisa universitária instituído pela Evonik. Segundo Martin Toscano, Vice-Presidente da Evonik Nutrition and Care – América Latina, “por meio do “University Program“ entregamos à Unioeste uma ferramenta com alto poder de desenvolvimento científico, colaborando com a estrutura da universidade que, por sua vez, poderá contribuir de maneira ainda mais eficaz com a indústria avícola“.

Por meio do “University Program”, a Evonik tem realizado diversas atividades no meio acadêmico, promovendo a interação entre indústrias, universidades e empresas produtoras de carne. Por meio do “University Program” a Evonik oferece suporte técnico em projetos de mestrado e doutorado, bem como participações em bancas de avaliações. Além disso, contribui com seminários em universidades, levando a estudantes e professores experiências do mercado e buscando o alinhamento das demandas práticas e científicas. Como parte do programa, a Evonik também patrocina diversas obras científicas e faz doações para bibliotecas universitárias com dificuldade em adquiri-los.

Foto: Divulgação Evonik