Evonik investe em nova fábrica de sílica no Brasil


A alemã Evonik planeja construir uma planta para a produção de sílica precipitada na cidade de Americana, São Paulo. A empresa está investindo dezenas de milhões de euros e a fábrica está programada para entrar em operação em 2016. Esta será a primeira unidade de produção de sílicas de alta dispersão (HD) na América do Sul.


Segundo a companhia, esta sílica, de forte crescimento, é usada principalmente para conferir elevada qualidade a pneus de baixa resistência ao rolamento, os chamados pneus “verdes”. Com a nova fábrica, a Evonik também atenderá as necessidades do crescente negócio regional em atraentes segmentos de especialidades na América do Sul, como as indústrias alimentícia, agrícola e de nutrição animal.


Patrik Wohlhauser, Membro da Diretoria Executiva e Chief Operating Officer da Evonik Industries, afirma: “Com esse investimento no Brasil, estamos nos posicionando no importante mercado sul-americano como fornecedor inovador de materiais inorgânicos avançados para aplicações que visam à preservação de recursos”.


Johannes Ohmer, chefe da Unidade de Negócios Inorganic Materials da Evonik, acrescenta que “a nova fábrica em Americana nos permitirá oferecer também aos nossos clientes brasileiros e da região, sílicas de alta qualidade com produção local, em combinação com nossos serviços excepcionais. Com isso, consolidamos a nossa posição de liderança no mercado global”.


Graças ao crescimento da indústria automobilística, o faturamento da indústria de pneus registrou aumentos consideráveis em vendas na América do Sul nos últimos anos. O mercado de pneus de baixa resistência ao rolamento e, consequentemente, de sílicas de alta dispersão, tem apresentado um crescimento maior que o mercado de pneus convencionais na América do Sul. A Evonik prevê uma demanda adicional em decorrência do Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus, que esclarecerá as diferenças entre os pneus ao consumidor.


Weber Porto, Diretor Presidente da Região América do Sul da Evonik, destaca a importância da região para o programa de crescimento da empresa. “Esse investimento consolida nosso polo industrial de Americana, onde inauguraremos ainda esse ano, uma unidade de produção de ingredientes para a indústria de cosméticos e cuidados para o lar”. 

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik