Evonik espera recorde de crescimento em 2010

Graças à demanda global sustentada, o Grupo alemão Evonik espera um recorde de crescimento em 2010. Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido da organização, que atua nos setores de químicos, energia e negócios imobiliários, praticamente quadriplicou quando comparado ao mesmo período do ano passado, alcançando € 790 milhões. A expectativa é que as vendas aumentem mais de 20% até o final do ano.


A área de químicos foi a principal responsável pelos bons resultados. “No fim dos primeiros nove meses, os ganhos da nossa área de químicos estão a caminho de um recorde histórico”, comentou Klaus Engel, presidente do Conselho Executivo da Evonik Industries. As vendas da divisão cresceram 31% de janeiro a setembro na comparação com igual período de 2009. A empresa atribui os números positivos à valorização das matérias-primas comercializadas, cujos altos preços têm sido repassados aos clientes.


A divisão de Energia do grupo também registrou uma melhora significativa em relação ao ano passado. De acordo com os dados divulgados pela Evonik, as vendas do setor cresceram 7% nos primeiros nove meses do ano, totalizando € 1,9 milhões de euros. Novamente o crescente preço da matéria-prima, neste caso o carvão, impulsionou a alta.


Para manter o crescimento sustentado, a companhia está realizando investimentos estratégicos, entre eles, na construção de uma planta para produção de metionina para aditivos de ração, em Cingapura, e em projetos para aumentar a capacidade de produção de sílica precipitada para os setores de pneus, ração, alimentos, revestimentos e colorantes na Ásia e na Europa.

Divulgação / Evonik
Divulgação / Evonik