Evonik construirá nova planta no Brasil


A Evonik construirá uma planta para a fabricação biotecnológica de Biolys (fonte de L-lisina, aminoácido utilizado como aditivo na nutrição animal) no município de Castro (PR). A planta será erguida no complexo industrial da empresa americana Cargill, com a qual a Evonik já mantém parceria para a produção de Biolys na cidade de Blair (Nebraska, EUA).



O acordo entre a Evonik e o governo do Paraná para a construção da nova fábrica foi celebrado em Curitiba, nesta segunda-feira (22), na presença do governador do estado, Beto Richa, demais autoridades, clientes, parceiros e colaboradores da Evonik.



Patrik Wohlhauser, membro da Diretoria Executiva da Evonik Industries e responsável pelas atividades da Região América do Sul afirmou: “Para a Evonik, a biotecnologia oferece oportunidades interessantes para um crescimento rentável futuro em diversos segmentos de negócio, e representa a intensificação da orientação da nossa estratégia de negócios ao desenvolvimento sustentável. No médio prazo e só na unidade de negócios de Health & Nutrition (Saúde & Nutrição), pretendemos atingir um faturamento de €1 bilhão por meio de produtos de produção biotecnológica”.



A empresa investirá cerca de €350 milhões até 2014 na expansão do negócio do Biolys. Incluem-se nisso a construção dessa nova unidade para L-Lisina no Brasil; uma unidade na Rússia, com capacidade anual de quase 200 mil toneladas; além da expansão da capacidade de produção em Blair (EUA) para 280 mil toneladas ao ano, que está em fase de conclusão. 



De acordo com a companhia alemã, o excelente suprimento de matérias-primas, a ótima conexão logística e a proximidade dos clientes são fatores favoráveis à localização das instalações em Castro.  “Há anos registramos uma demanda crescente por Biolys na América Latina e especialmente no Brasil”, disse Reiner Beste, diretor da unidade de negócios de Health & Nutrition da Evonik, justificando a intenção da empresa.  “Com o investimento no local, estamos chegando mais perto dos clientes, fortalecendo a nossa posição nesses importantes mercados para o Biolys e lançando mais um fundamento para um maior crescimento também no segmento desse aminoácido para nutrição animal”, completou.

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik