Estagiários da Volks desenvolvem veículo elétrico


A Volkswagen divulgou que um grupo de estagiários da sua fábrica em São José dos Pinhais (PR) desenvolveu um novo conceito de veículo auto guiado, ou AGV (Automatic Guided Vehicle), mais sustentável, eficiente e de baixo custo, com uso da tecnologia interna da empresa e de peças nacionais. O robô AGV é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um caminho pré-definido, sem necessidade de operador, como ferramenta de flexibilidade logística. O modelo foi aprimorado pelos jovens como um exercício de aprendizagem, criado com a orientação de engenheiros e técnicos da Volkswagen, e será implementado na linha de montagem no último trimestre de 2012.

Segundo a montadora, o modelo é uma evolução de muitos robôs existentes no mercado por diversas características: tem ajuste de velocidade, é 10% mais rápido que os existentes no mercado, possui maior força de tração (transporta até uma tonelada), pode ser guiado apenas por uma marcação de tinta sobre o piso (em vez de um trilho metalizado que demandava obras) e tem vida útil de 200 ciclos, contra 80 ciclos do equipamento tradicional.

Ainda de acordo com a Volks, outra vantagem é o monitoramento das baterias à distância por meio de mensagens enviadas pelo sistema eletrônico do AGV para os computadores ou celulares cadastrados, evitando paradas. Além disso, o modelo custa cerca de 70% menos que os similares no mercado e apresenta o mesmo padrão de qualidade dos veículos utilizados pela empresa, assim como a mesma segurança, pois, com o sensor de presença, o modelo também faz parada automática diante de qualquer obstáculo.

O AGV com o novo conceito foi desenvolvido durante o projeto aplicativo do Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil em 2011, em que o grupo de trabalho teve que elaborar um estudo logístico e financeiro, o projeto elétrico e mecânico do veículo e realizar diversos testes para validação das funções e da confiabilidade do robô protótipo, em escala menor.

“O projeto é relevante para o mercado automobilístico por propor maior eficiência no abastecimento logístico de forma inovadora e com custo de implementação e manutenção bem menor. A proposta se encaixa nos objetivos do planejamento estratégico da empresa e reflete a qualidade, solidez e eficácia do nosso programa de estágio”, afirma o gerente de Logística da unidade, Sidnei Eich.

O AGV recebeu o 1º lugar no Programa de Reconhecimento de Estagiários da Volkswagen do Brasil no ano passado.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen