Empresa de banheiros de luxo aposta no Brasil


A empresa alemã Dornbracht, especializada em metais e acessórios de luxo para banheiros e cozinhas, está voltando suas atenções ao mercado brasileiro.



O CEO da companhia, Andreas Dornbracht (filho do fundador, Aloys F. Dornbracht), esteve em São Paulo nesta quarta-feira, para conhecer o terreno onde será construído o primeiro spa do mundo a usar 100% de produtos da marca. Localizado no bairro Alto de Pinheiros, o empreendimento será o primeiro fruto da parceria com a Ayaspa, empresa especializada no desenvolvimento e gerenciamento de spas do segmento premium, e deve ser inaugurado no início do ano que vem.



A empresa ainda tem planos de cooperar com a Ayaspa em mais 30 spas e hotéis no Brasil nos próximos dez anos, em cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Além disso, ela busca parceiros para construir uma rede de showrooms, não apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas também em outras cidades.



Outra meta do grupo alemão é estreitar laços com arquitetos e designers de interiores no País, e uma ação nesse sentido será a visita de 20 arquitetos brasileiros à sua fábrica, na Alemanha, dentro de quatro semanas.



Atualmente, os produtos Dornbracht são vendidos em mais de 100 países, e dois terços das suas receitas provêm das exportações. Dentre os principais mercados, estão a Alemanha, os Estados Unidos e a China.



Fundada em 1950 na cidade de Iserlohn (Alemanha), ela está presente no Brasil desde 2009, através da parceria com a FormaFinal, empresa de Campinas (SP) que vende os produtos da marca com exclusividade no mercado nacional.



Mercado brasileiro



O CEO não quis revelar as receitas obtidas no Brasil no ano passado – “Foram de apenas seis dígitos, estamos só começando no País” – mas assegurou que a meta é alcançar resultados de mais de € 5 milhões em cinco anos.



“Isso é bastante ambicioso, já que o Brasil não foi um mercado tão aberto aos produtos importados nas últimas décadas. E, é claro, um dos desafios é lidar com os altos impostos de importação brasileiros, embora para os produtos de luxo seja mais ‘suportável’ do que para os produtos padrão”, afirmou Dornbracht.



Ele afirma que a valorização do banheiro pelas pessoas é crescente, mas observa que essa tendência está em estágios distintos nos diferentes países do mundo: “Nós acreditamos que, com a abertura do mercado do País e o aumento das viagens internacionais dos brasileiros, juntamente com os investimentos dos brasileiros na área residencial em outros países, a demanda por banheiros muito bem projetados vai crescer aqui no futuro”.



Segundo o executivo, a percepção em torno desse espaço da casa está mudando: “Os banheiros estão se tornando maiores e mais individualizados, e estão sendo vistos não apenas como um lugar para se fazer a higiene pessoal, mas também como um lugar de recolhimento, de relaxamento, de contemplação. Eu acho que essa tendência está começando no Brasil”.