Empresa avalia componentes de ônibus coletivos


A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, está credenciada pela SPTrans como Organismo de Certificação Designado (OCD) para avaliar a conformidade dos componentes que serão embarcados nos veículos de transporte coletivo da cidade de São Paulo.


Além dos componentes embarcados, a empresa está designada para avaliar o sistema que os integra, e para evidenciar a conectividade da solução com o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).


A conformidade dos equipamentos às exigências da SPTrans é primordial para as empresas de ônibus interessadas em participar das três licitações abertas recentemente pela Prefeitura de São Paulo, para a prestação e exploração do serviço de transporte coletivo público de passageiros na capital.


Boa parte dos consórcios e empresas de ônibus interessados em operar em São Paulo contratou a TÜV Rheinland para a execução das avaliações, antes mesmo da abertura das licitações. Agora, com as emissões dos editais, a empresa prevê elevar em até 30% os negócios relacionados aos equipamentos embarcados.


A companhia avalia a conformidade dos componentes instalados no ônibus e no Centro de Controle Operacional (CCO) das empresas, incluindo a unidade central de processamento, a antena do sistema de posicionamento global, o terminal de dados do motorista, o botão de emergência, a telemetria, o circuito fechado de TV, os painéis internos e externos de mensagens variáveis, os sistemas de rádio, o contador de passageiros e o wi-fi aos usuários.


“A certificação pretende garantir a qualidade e o funcionamento dos componentes durante as viagens dos coletivos, evitando, dessa forma, possíveis manutenções emergenciais ou mau funcionamento. Além disto, as instalações serão avaliadas pelos organismos de inspeção designados, não permitindo alterações na certificação original do sistema”, explica o analista comercial da TÜV Rheinland, Igor Garcez Martins.


 


 

CC/Flickr/andresavastano
CC/Flickr/andresavastano