Empresa alemã instalará 5 mil aerogeradores no Brasil


A Semikron, empresa de semicondutores de potência, mira o mercado brasileiro de conversores para energia eólica e solar, estimado em R$ 1,2 bilhão, com a instalação prevista de pelo menos 5 mil aerogeradores no País até 2017. Segundo comunicado da fabricante alemã à imprensa, a companhia quer repetir em solo brasileiro seu desempenho no mundo – praticamente uma em cada duas turbinas eólicas instaladas no planeta possui tecnologia Semikron embarcada.

“Como o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] exige índices mínimos de nacionalização para conceder financiamentos nessa área, acreditamos que temos as melhores soluções para oferecer aos fabricantes locais”, explica Rivaldo Caram, gerente de Vendas e Marketing para a América Latina da multinacional. A empresa, com matriz em Nuremberg (Alemanha), tem uma fábrica no Brasil desde 1963, na Grande São Paulo.

Uma das razões do bom desempenho do grupo, segundo o texto, são os módulos inteligentes SKiiP (Semikron Intelligent Integrated Power). Os módulos integram, em um único conjunto, a seção de potência (semicondutores IGBTs), gate driver, sensores de tensão, temperatura, corrente e meios para dissipação de calor. “Os primeiros módulos SKiiP começaram a ser fornecidos em 1995, e hoje estamos caminhando para sua quinta geração”, informa Caram.

A Semikron participa, nesta semana, da 3° Brazil Windpower, feira e conferência do setor eólico que acontece no Rio de Janeiro de quarta (29) à sexta-feira (31), apresentando a plataforma de conversores de quatro quadrantes SEMISTACK RE, que utiliza a tecnologia SkiiP como base.

“Seu projeto otimizado, que lhe garante dimensões reduzidas e vida útil estendida, oferece possibilidade de refrigeração a ar ou a água, dependendo da potência requerida e da aplicação. O SEMISTACK RE foi concebido especialmente para atender as necessidade de média e alta potência dos mercados de energia eólica e solar”, ressalta a empresa no comunicado.

Sobre a Semikron

A Semikron foi fundada em 1951 na Alemanha e possui 36 empresas afiliadas, além de fábricas na África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Coréia, Eslováquia, Estados Unidos, França, Índia e Itália.

A Semikron é fabricante de chips, módulos de potência e sistemas integrados para mercados como o de inversores industriais, energia eólica e solar, veículos elétricos e híbridos, indústria ferroviária e fontes ininterruptas de alimentação. A empresa tem 30% de participação no mercado mundial no segmento de módulos semicondutores de diodos e tiristores.

SXC
SXC