Empresa alemã faz investimento inovador no Brasil

A empresa de origem alemã GD Burti, especialista em Smart Cards e aplicações, utilizou uma parte dos seus recursos para investimento em Pesquisa e Desenvolvimento no apoio a um novo software criado pela empresa The Link, incubada pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), da Universidade Federal de São Paulo (USP).


O lançamento oficial do produto está previsto para essa sexta-feira (1). O recurso de cerca de R$ 500 mil foi possível por meio da lei de informática que, com o incentivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), visa encaminhar parte do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI) empresarial a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento dentro e fora das empresas, inclusive nas regiões menos favorecidas do país. No caso da GD Burti, a fatia foi de 4 % do imposto sobre smartcards.


Essa foi a primeira vez que recursos captados pela lei de informática são encaminhados a um investimento tripartiti – CIETEC, The Link e GD Burti. A iniciativa cria uma nova possibilidade para as empresas que investem em P&D, por meio do IPI.


O novo software apresentado pela empresa incubada The Link insere imagens escondidas em documentos, a partir de impressoras multifuncionais. Esse produto pode ser utilizado na autenticação de documentos impressos dentro das empresas. Gustavo Ullmann, diretor de Tecnologia da GD Burti, comentou ao Brasil Alemanha News que o projeto ainda pode ser desenvolvido em uma solução mais completa e que o cronograma da The Link ainda aponta para utilização da tecnologia em documentos oficiais como boletos, folhas de cheque, bilhetes de Mega Sena, entre outros.


Segundo Ullmann, neste ano ainda será necessário montar um relatório de controle dos investimentos anteriores para aprovação do Ministério, e a partir disso a empresa buscará novas possibilidades de encaminhamento dos incentivos governamentais. Ele ainda revelou que “seria interessante para a empresa ligar sua estratégia com a matriz da Alemanha, buscando no futuro, utilizar essas verbas para desenvolver mais produtos dentro do País”.

Divulgação/ GD Burti
Divulgação/ GD Burti