Embrapa e BASF firmam nova parceria

A BASF, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Espaço ECO (FEE) anunciaram uma nova parceria na área agrícola. O acordo tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisa e a transferência de tecnologia. O primeiro se relaciona ao compartilhamento de experiência em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para a construção de inventários dos sistemas de produção de cana-de-açúcar praticados no Centro-Sul brasileiro, bem como de seus produtos. O segundo compreende promover ajustes e melhorias nos critérios e fontes de informação que compõem os indicadores do AgBalance, da BASF, e do APOIA NovoRural, da Embrapa Meio Ambiente.

O acordo segue o conceito de Open Innovation ou Inovação Aberta, adotado pela BASF, no qual empresas interagem para obter objetivos em comum. O investimento faz parte do €1,8 bilhão aportado pela companhia em pesquisa & desenvolvimento no último ano, dos quais 26% totalmente aplicados em seu negócio agrícola.

De acordo com a BASF, a ideia é integrar esforços a fim de promover ajustes e melhorias nos critérios e fontes de informação que compõem os indicadores para avaliação de impactos socioambientais de atividades agrícolas e agroindustriais, assim como para a construção de inventários de sistemas de produção de cana-de-açúcar praticados especialmente na região Centro-Sul brasileira, bem como de seus principais insumos e derivados, para estudos de avaliação de ciclo de vida.

Ferramentas

Segundo informações da empresa, o AgBalance é uma ferramenta comparativa entre diferentes processos e tecnologias, baseada em ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), que considera os impactos relativos à produção agrícola e agroindustrial, mas também os impactos gerados ao longo da cadeia de suprimentos e distribuição. Já o APOIA NovoRural faz uma leitura da evolução de um processo produtivo ao longo do tempo.

“Entendemos a parceria como um ganho qualitativo às duas ferramentas. Uma forma de aprimorar as comparações por elas feitas, bem como a identificação dos indicadores mais representativos em cada uma”, afirma Ademar De Geroni Junior, diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina.

Entre as principais atribuições da Embrapa estão o repasse dos resultados das pesquisas realizadas envolvendo as duas ferramentas e que possam ser de interesse da BASF. Além disso, a instituição deverá constituir uma base de dados para a cultura da cana-de-açúcar contendo um inventário de insumos, sistemas de produção e derivados dessa cultura.  A Fundação Espaço ECO, responsável pela aplicação de AgBalance em toda América Latina, constituirá uma base de dados em cana-de-açúcar com as mesmas características e contribuirá para enriquecê-la com os dados de seus estudos, disponibilizando este conhecimento para o setor sucroenergético e para a sociedade. Já a BASF vai disponibilizar informações técnicas para a Embrapa.

Conforme a BASF, esta ação é um desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido por ambas as instituições em 2011 que visa à identificação de oportunidades de interesse comum para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, com ênfase em estudos em biotecnologia, melhoramento genético, fertilização, mecanização, proteção de plantas e caracterização da fisiologia e avaliação dos tratamentos das culturas.

Divulgação BASF
Divulgação BASF