ebm-papst realiza “job rotation” com sede na Alemanha

Diante do problema da falta de profissionais qualificados no Brasil, a alemã ebm-papst resolveu investir em seus próprios funcionários. A multinacional do setor de refrigeração e ventilação acaba de enviar seu coordenador técnico, Rafael Lopes, para uma temporada de seis meses na matriz, localizada em Mulfigen, na Alemanha. Em troca, a subsidiária brasileira receberá, durante o mesmo período, o engenheiro alemão Johannes Dierolf, cuja missão será entender o mercado brasileiro e estudar a viabilidade da instalação de uma linha de produção no Brasil.


Por meio do programa Job Rotation, a ebm-papst pretende proporcionar aos seus funcionários a oportunidade de se aperfeiçoar e crescer dentro da própria empresa, além de aproximar a sede brasileira da matriz alemã.


O coordenador técnico brasileiro irá à Alemanha com a missão de conhecer todos os setores da organização, seus responsáveis e suas formas de trabalho e trazer esse conhecimento para o Brasil. Na matriz, Lopes quer também aprimorar seus conhecimentos sobre os equipamentos produzidos pela empresa. “Terei a oportunidade de estudar nos laboratórios da ebm-papst de aerodinâmica, acústica, motores e elétrica, aprendendo com mais propriedade sobre todos os passos do desenvolvimento de um ventilador e as preocupações da companhia no desenvolvimento de um produto”, conta.


Para a diretora geral da unidade de Cotia, em São Paulo, Adriana Belmiro da Silva, o intercâmbio de funcionários é enriquecedor também para a matriz, que tem a chance de entender a realidade do mercado local e aprender como lidar com os clientes brasileiros.


“A minha meta no job rotation será principalmente me familiarizar melhor com o mercado, a cultura e a mentalidade de negócios brasileiros”, destaca Dierolf. “Os seis meses serão uma boa oportunidade de trabalharmos (matriz e subsidiária) juntos e apresentar nossos mais novos produtos ao mercado”, completa.

Divulgação / ebm-papst
Divulgação / ebm-papst