Diagnóstico por imagem ganha reforço da Siemens

Um aparelho desenvolvido pela Siemens Healthcare permitirá, pela primeira vez, que os médicos visualizem a posição dos órgãos internos, o seu funcionamento e o metabolismo, tudo em uma única imagem. O equipamento Biograph mMR, instalado no Hospital Universitário de Klinikum rechts der Isar, em Munique, combina ressonância magnética (MR) e um tomógrafo por emissão de pósitrons (PET) – tecnologias que, até então, eram conflitantes, tornando impossível a produção simultânea dessas imagens.


O Biograph deverá mudar o diagnóstico de muitas doenças, inclusive de vários tipos de câncer e de demência. De acordo com a Siemens, os médicos poderão obter diagnósticos mais precisos, observando não apenas a localização do tumor no corpo, mas também o seu tipo e atividade. O aparelho também mostra a reação do corpo à medicação prescrita ao paciente.


Os radiologistas planejam utilizar o sistema para o acompanhamento do câncer, reduzindo assim a exposição à radiação. O uso combinado dos dois sistemas também diminui pela metade o tempo necessário para a realização do exame.


No Brasil, a comercialização deste equipamento está sujeita ao registro de produto junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Siemens
Siemens