DHL trata da cadeia de suprimentos sustentável


A cadeia de suprimentos sustentável revelou-se como uma oportunidade inexplorada para capturar valor e gerar receitas superiores, de acordo com um novo documento técnico divulgado. Enquanto, antigamente, a cadeia de suprimentos era o elo mais fraco do ponto de vista da sustentabilidade, a nova cadeia de suprimentos sustentável de ciclo fechado é um imperativo de negócios que pode reduzir as emissões de carbono, proporcionar reduções significativas de custos e melhorar o favorecimento entre os consumidores.

“Fechando o ciclo: construindo a cadeia de suprimentos sustentável”, é o novo documento técnico de Lisa Harrington, presidente do grupo lharrington LLC, encomendado pela DHL, empresa de logística líder mundial. Isso justifica o fato das empresas pensarem de forma diferente sobre suas cadeias de suprimentos e os ‘custos’ relacionados a se tornarem ecologicamente corretas. O artigo argumenta que as empresas que aplicam melhores práticas de negócios – tal como uma das líderes mundiais do mercado de consumo – reportam redução de custos de quase US$ 1 bilhão resultante de sua cadeia de suprimentos sustentável – já não percebem a sustentabilidade como um custo adicional, mas sim como uma oportunidade de criar valor.

Lisa Harrington acredita que uma grande mudança de atitude está acontecendo em todos os setores. Os equívocos de que ser ‘ecologicamente correto’ significa ter custos mais elevados já pertencem ao passado. Quando o modelo de cadeia de suprimentos sustentável é executado corretamente, as empresas capitalizam em aumentos de receita e elogios sociais dos clientes, ao mesmo tempo garantindo que suas operações estejam de acordo com as medidas de conformidade exigidas.

“A receita do sucesso é aplicar corretamente os quatro princípios fundamentais. São eles: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. A redução está relacionada com a eliminação de resíduos gerando eficiência; a reutilização envolve a remodelagem do produto; já a reciclagem significa garantir que seus resíduos gerados se transformem em oportunidade. A recuperação é o processo de decompor produtos que estão no fim de sua vida útil para capturar valores residuais, tais como os metais preciosos”, afirma.

Diante de tendências de mercado, tais como a pressão crescente do consumidor, a necessidade de melhorar a eficiência e reduzir os custos, a forte exigência com a conformidade e a elevação das expectativas de responsabilidade social, as empresas estão reavaliando sua abordagem de gestão da cadeia de suprimentos sustentável. As empresas líderes estão criando valor através da modificação de suas cadeias de suprimentos para gerenciar suas principais entradas e saídas, tais como energia, carbono, água, materiais e resíduos, de forma a reduzir os impactos ambientais da empresa e gerar novas fontes de receita a partir de seus resíduos.

Chris Jackson, vice-presidente de soluções ambientais, da DHL Supply Chain, defende que a cadeia de suprimentos sustentável tornou-se rapidamente uma oportunidade e uma necessidade para as empresas. As companhias que têm demonstrado aplicar as melhores práticas de mercado estão reduzindo seus custos e economizando milhões, ao mesmo tempo garantindo que seus negócios respeitem os padrões de medidas de conformidade atuais, que podem gerar sérios danos quando não são cumpridos.

O documento técnico pode ser baixado na íntegra em http://supplychain.dhl.com/Enviro-Resilience?nu_ref=Brazil-Press-Release e mais informações sobre o assunto podem ser obtidas em www.dhl.com/supplychain

Divulgação DHL
Divulgação DHL