Deutsche Telekom aprova cota para mulheres

A companhia alemã Deutsche Telekom tornou-se a primeira empresa com ações na DAX-30 (Bolsa de Valores da Alemanha) a criar uma cota para mulheres. Até 2015, 30% dos cargos de média e alta direção deverão ser ocupados por mulheres. Atualmente, elas representam 18% do quadro executivo mundial e 12% do da Alemanha. “A cota para as mulheres é uma exigência de justiça social, uma necessidade para o sucesso, e não um tipo de descriminação. Ter um maior número de mulheres no topo vai simplesmente nos permitir operar melhor”, garantiu o CEO da Deutsche Telekom, René Obermann.


Kristina Schröder, Ministra Federal da Família, saudou a iniciativa. “As mulheres já conquistaram há muito tempo o mundo do trabalho. No entanto, onde as decisões importantes são tomadas os homens ainda prevalecem”, disse. A presidente da União das Mulheres do CDU, Maria Böhmer, por sua vez, destacou que “o contingente de mulheres na Telekom é um sinal para a economia alemã”.


Na prática


O Diretor de Recursos Humanos da Deutsche Telekom, Thomas Sattelberger, está convencido da necessidade econômica do contingente de mulheres. Estudos confirmam que as empresas com um percentual maior de mulheres tendem a atingir melhores resultados e maior rentabilidade. De acordo com ele, investidores e fundos também procuram cada vez mais práticas de negócios sustentáveis que incluam a igualdade de gênero.


“A cota para as mulheres foi uma resposta para o desenvolvimento de médio prazo do mercado de trabalho e talento. Isso porque 60% dos diplomados nos cursos de economia em universidades alemãs já são mulheres”, destaca Sattelberger.


Segundo Obermann, para implementar a decisão a empresa pretende introduzir metas para as colaboradoras recém-contratados visando prepará-las para ocupar os cargos de liderança.

SXC
SXC