DB Schenker inicia transporte ferroviário para China




O transporte de autopeças da BMW de Leipzig, na Alemanha, até Shenyang, na região nordeste da China, deixará de ser marítimo e passará a utilizar uma ferrovia. O trajeto será operado a partir de novembro pela DB Schenker Rail Automotive, divisão da Deutsche Bahn’s (DB) especializada no transporte ferroviário para o segmento automotivo. Segundo a companhia, a mudança tornará o transporte mais rápido e menos poluente.



Para vencer a jornada de 11 mil km, a viagem levará cerca de três semanas, e as saídas de Leipzig serão diárias. “Com o tempo de trânsito de 23 dias, os trens diretos são duas vezes mais rápidos que o transporte marítimo que segue para o interior da China. Nós somos gratos à BMW por utilizar um meio de transporte menos agressivo ao meio ambiente”, disse Dr. Karl-Friedrich Rausch, membro do Grupo Gerencial do DB Mobility Logistics AG e responsável por Transporte e Logística.



Os trens passarão pela Polônia, Bielorrússia e Rússia, países nos quais a DB Schenker Rail estabeleceu parcerias com empresas ferroviárias locais. Durante o trajeto, será necessário transferir duas vezes os containers com a ajuda de uma grua, a primeira na fronteira entre a Polônia e Belarus e depois na fronteira da Rússia com a China, em Manzhouli.



A divisão de logística da DB também inaugurou um novo centro logístico em Leipzig para atender as plantas de autopeças da BMW em Shenyang e Rosslyn na África do Sul. O Centro receberá cerca de 8 mil diferentes componentes da BMW  para serem embalados e carregados em containers. Assim que estiver operando com toda a sua capacidade, será possível carregar cerca de 50 containers por dia.

Georg Wagner/db
Georg Wagner/db