DB Schenker inaugura terminal do futuro


A DB Schenker Logistics inaugurou no início de junho um dos seus maiores e mais modernos terminais na Finlândia. O novo local, perto da capital de Helsínquia, representa um dos maiores investimentos que a DB Schenker tem feito em todo o mundo, apresentando um valor de 57 milhões de euros.


“Ao combinar operações que envolvam o transporte terrestre, aéreo e marítimo em um edifício iremos melhorar a nossa eficiência e produtividade e racionalizar nossos fluxos de carga entre os diferentes modos de transporte,” diz Dr. Karl-Friedrich Rausch, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Schenker AG.


As novas instalações abrigarão em uma área de 51.000 metros quadrados 650 funcionários na área logística da Vainikkala. O armazém oferecerá 31.940 metros quadrados de espaço para estoque, incluindo 28.630 metros quadrados de instalações com aquecimento e um hall não aquecido de 3.310 metros quadrados.


“O novo local tem diversas vantagens”, acrescenta Dr. Rausch. “É perto do aeroporto, mais perto do porto do que antes, e tem uma melhor ligação à rede rodoviária.” O terminal também possui um dos maiores separadores de mercadorias da DB Schenker – 35.000 a 40.000 entregas serão processadas diariamente.


Como parte da estratégia DB 2020, o quesito proteção ambiental foi fundamental para o planejamento da nova instalação. Os terminais foram construídos de acordo com os requisitos da TAPA (Transported Asset Protection Association) e seguem as normas de BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), ambos se encaixando nos níveis bom e muito bom. Citando um exemplo, energia solar será usada para recarregar as baterias que alimentam as empilhadeiras na nova instalação.


Além disso, apenas os mais altos padrões de segurança serão praticados. O conceito de um local com dois andares garante que os pedestres e os caminhões nunca estejam no mesmo nível.