Daimler e Linde fazem parceria inovadora

As empresas Daimler e Linde anunciaram uma parceria que deverá impulsionar a construção de postos de abastecimento para automóveis movidos a hidrogênio na Alemanha. Nos próximos três anos, serão construídos mais 20 pontos de abastecimento nas cidades que são núcleos de tecnologia de hidrogênio – Stuttgart, Berlim e Hamburgo – triplicando assim o número já existente no país.


As companhias preveem um investimento de até US$ 10 milhões e a ampliação estratégica da rede de abastecimento, possibilitando assim o uso de carros com a tecnologia de célula combustível (fuel cell, no inglês) em qualquer parte da Alemanha.


“O célula combustível representa um passo decisivo em direção à mobilidade elétrica, já que possibilita a emissão nula (de gases), dirigindo longas distâncias e com poucas paradas para abastecer – e não somente no caso de carros de passeio, mas também de carros comerciais”, explicou o Dr. Dieter Zetsche, Presidente da Junta de Gerenciamento da Daimler AG e Líder da Mercedes Benz Automóveis. “Em parceria com a Linde, nós agora estamos iniciando o próximo passo, dando sequência na área de infraestrutura”, completa.


A iniciativa faz parte dos projetos de infraestrutura H2 Mobility and Patnership, subsidiados pelo Programa Nacional de Inovação para Hidrogênio e Tecnologia de Célula Combustível (NIP) do governo alemão. A tecnologia fuel cell é uma alternativa ecológica, pois reduz significativamente o impacto ambiental dos automóveis, à medida que estes emitem apenas vapor de água para a atmosfera.

Tim Wegner
Tim Wegner