Daimler e BASF desenvolvem carro do futuro


Em uma parceria com a empresa química BASF, a montadora alemã Daimler desenvolveu um novo conceito de automóvel elétrico, que se destaca por sua eficiência energética, sistema de gerenciamento de temperatura e design mais leve.



Pela primeira vez, as duas empresas se unem e combinam suas competências tecnológicas com o objetivo de lançar um veículo que ofereçam soluções para atender as exigências do meio ambiente e também suprir as necessidades do mercado. Equipado com células de captação de energia solar instaladas no teto, o novo modelo Smart, o Forvision, não é somente eficiente do ponto de vista energético, mas também gera energia.



"Neste projeto conseguimos desenvolver uma conceito integral para a mobilidade urbana do futuro e estamos muito orgulhosos disso. Nossas pesquisas são uma importante contribuição para assegurar que os carros elétricos tenham preços mais acessíveis e sejam mais ecológicos e sustentáveis, afirmou Dr. Andreas Kreimeyer, Diretor Executivo de Pesquisas da BASF.



Além da produção de energia, o veículo traz outras novidades tecnológicas como rodas de plástico, cada uma cerca de 3 kg mais leve do que as de alumínio. Além disso, a adoção de fibra de carbono epóxi reforçada na estrutura e porta do veículo, reduzem o seu peso total em até 30%. Outra novidade é o sistema de gerenciamento de temperatura, que utiliza materiais inovadores, tais como filmes de polímeros nas janelas para refletir a radiação térmica e materiais isolantes de alta performance.



"O Smart Forvision é um exemplo expressivo do que se pode alcançar quando duas empresas líderes se unem", disse Dr. Thomas Weber, membro do Conselho da Daimler, responsável pelo Grupo de Pesquisas e Desenvolvimento na Mercedes-Benz.



O novo Smart Forvision será apresentado no 64ª Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA, sigla no alemão).

Divulgação / Daimler
Divulgação / Daimler