Daimler anuncia parceria com Renault-Nissan

A montadora alemã Daimler, a francesa Renault e sua parceira japonesa Nissan firmaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de carros. A cooperação envolve a produção da nova geração do Smart e Twingo, incluindo versões elétricas, carros de passageiros, veículos comerciais leves e o desenvolvimento de motores menos poluentes.


De acordo com Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e principal executivo da Mercedes-Benz Automóveis, as habilidades das montadoras “se complementam muito bem”.


“No momento, estamos fortalecendo nossa competitividade no segmento de carros pequenos e compactos e reduzindo as nossas emissões de carbono”, destacou.


O acordo é prevê uma participação cruzada de 3,1% entre a Renault, Nissan e Daimler; por meio de troca de ações. O comunicado divulgado informa que a Daimler contará com 3,1% das novas ações emitidas pela Renault e obterá da Renault 3,1% das ações existentes da Nissan. A montadora francesa ficará com 3,1% dos papeis da Daimler. Renault e Nissan terão, cada, 1,55% das ações em tesouraria da Daimler.


A cooperação estratégica será administrada por meio de um comitê com representação de todas as companhias envolvidas. Este comitê será presidido por Carlos Ghosn, executivo-chefe da Renault-Nissan Alliance, e Dieter Zetsche.

Divulgação/Daimler
Divulgação/Daimler