DAAD 90 anos: experiências internacionais

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) celebra 90 anos de fundação este ano com muitas histórias para contar. Só em 2014, 72.862 alemães e 48.254 estrangeiros receberam bolsas de estudos para desenvolver atividades de pesquisa e aprendizagem na Alemanha e mundo afora.

A organização também se consolidou como um importante agente de internacionalização no cenário acadêmico mundial. Ao longo das nove décadas, foi criada uma rede mundial com 71 escritórios regionais e centros de informação. No Brasil, o DAAD mantém um escritório regional no Rio de Janeiro e um centro de informação em São Paulo, que integra o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP). A cerimônia comemorativa foi realizada em Berlim, com a presença do ministro das Relações Exteriores Frank-Walter Steinmeier. “Tudo começou com 13 bolsas de estudos. Noventa anos atrás, o estudante Carl Joachim Friedrich criava as fundações para o trabalho que viria a ser realizado pelo DAAD, para uma extraordinária história de sucesso. Desde então, apoiaram cerca de 2 milhões de acadêmicos ao redor do mundo. Isto é certamente algo para se orgulhar”. O DAAD tem importante participação na internacionalização das universidades alemãs, contribuindo para se tornarem locais de excelência em ciência e pesquisa. “Atualmente, mais de 300 mil estrangeiros estudam na Alemanha e um a cada dez pesquisadores vem do exterior”, ressalta a presidente do DAAD, Margret Wintermantel.

As ofertas da organização não se restringem a bolsas de estudos individuais. Programas bilaterais, como são o PROBRAL e o UNIBRAL, promovem parcerias estratégicas, constroem redes entre pesquisadores e apresentam as universidades alemãs no exterior. “O aniversário de 90 anos do DAAD marca quase um centenário de experiência internacional e expertise na formulação de políticas de educação, habilidades que queremos compartilhar ainda mais com nossos parceiros em universidades e no cenário político. A organização reafirmou esta ambição do programa de estratégias 2020, o qual guiará nossas atividades até o final desta década“, afirmou Wintermantel.

Mais sobre os 90 anos aqui

SXC
SXC