Covestro expande sua capacidade de produção na Alemanha

brunsbuettel-2A fabricante de polímeros Covestro avançou na readequação de suas operações em Brunsbüttel, na Alemanha. O Conselho de Administração da companhia aprovou a expansão da capacidade de produção do MDI (difenilmetano diisocianato) no local. De acordo com os planos, a capacidade de produção na planta deve duplicar, alcançando um total de 400 mil toneladas de MDI por ano. A readequação do novo complexo de produção está previsto para o final de 2018.

O MDI (difenilmetano diisocianato) é a base para a produção de espuma rígida de poliuretano, usado principalmente para isolamento de edifícios e em toda a cadeia do frio. Em consequência, os ganhos em energia ajudam a reduzir substancialmente as emissões de CO2. O TDI (tolueno diisocianato), por outro lado, é um componente chave para a produção de espuma flexível de poliuretano, encontrada em produtos como colchões, encostos de móveis e assentos automotivos. A planta da Covestro em Dormagen, também na Alemanha, é responsável por esta produção.

“O complexo de MDI é um marco em termos de eficiência energética, compatibilidade ambiental e produtividade, além de atender aos mais rigorosos padrões de segurança”, afirma o Dr. Steffen Kühling, gerente de produção da fábrica em Brunsbüttel. O projeto também representa um claro compromisso com a comunidade e irá ajudar a garantir empregos na região.

O Parque Industrial da Covestro em Brunsbüttel é particularmente adequado para a expansão da produção de MDI, pois as matérias-primas e outros componentes estão disponíveis no local, além de a planta oferecer toda a infraestrutura necessária. Além disso, os colaboradores possuem ampla experiência e expertise.

As autoridades públicas da Alemanha concederam a licença de conversão da planta para a Covestro em março de 2014. Isso permite uma expansão de 220 mil toneladas na produção de MDI. Durante este processo cerca de 300 colaboradores dos fornecedores de serviços participantes trabalharão no local.

Foto: Divulgação Covestro