Continental terá planta integrada de reciclagem


A fornecedora automotiva alemã Continental anunciou que está construindo uma nova planta de recauchutagem de pneus de caminhões e ônibus integrada a outra de reciclagem de borracha de pneus usados, em sua sede em Hannover, na Alemanha. A planta integrada, que terá um investimento de mais de € 10 milhões, será a primeira com essa estrutura no mundo, e fará uso das sinergias entre os processos de recauchutagem e reciclagem.



“Face à existência limitada de matérias-primas, nós vemos como nossa obrigação desenvolver soluções sustentáveis na produção e recauchutagem de pneus”, afirmou Andreas Esser, diretor da Unidade de Pneus para Veículos Comerciais da Continental, durante o anúncio, feito nesta semana na feira IAA Veículos Comerciais, em Hannover.



Segundo a empresa, hoje, 41% dos pneus inservíveis na União Europeia são usados para incineração na indústria de cimento. Outros 35 % são compactados e posteriormente utilizados em produtos técnicos de borracha de baixa tensão, tais como produtos de borracha moldada. A Continental desenvolveu um novo processo de reciclagem que permite o uso de grandes volumes de borracha reciclada em componentes para pneus novos e recauchutados. Ainda de acordo com a companhia, ao se implementar esse novo processo, a quantidade de borracha reciclada em um pneu pode ser duplicada.



“Isso marca um novo passo na otimização da utilização de matérias-primas na produção de pneus. Considerando-se um volume planejado de reciclagem de 4 mil toneladas anuais, o resultado será a conservação de aproximadamente 2,4 mil toneladas de borracha e 1,6 mil toneladas de negro de fumo e sílica”, ressaltou Boris Mergell, vice-presidente de Desenvolvimento de Materiais e Processos e de Industrialização do grupo alemão.



Localizada em Hannover-Stöcken, a nova unidade de recauchutagem vai começar a produzir conjuntamente com a unidade de reciclagem em 2013. A capacidade anual projetada será de 180 mil pneus recauchutados, uma vez alcançada a capacidade plena.

Divulgação Continental
Divulgação Continental