Continental divulga finalistas de prêmio


Já são conhecidos os cinco projetos finalistas da primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável”, promovido pela Continental Pneus com o objetivo de incentivar estudantes de Engenharia a desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que possam contribuir para o uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis.

Os vencedores, que serão definidos no próximo dia 29, em São Paulo, ganharão um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa na Alemanha, e o professor orientador responsável pelo grupo receberá um iPad.

Foram classificados os seguintes trabalhos: Produção de manta sustentável para aterros sanitários (UniFOA de Volta Redonda,  Rio de Janeiro); Utilização de concreto e borracha de pneu para produção de bloquetes (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo, São Paulo); Produção de tachões reciclados para condomínios e empreendimentos verdes (Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém); Estudo sobre o uso de pó de pneus para produção de cerâmica estrutural (Faculdade Redentor, Itaperuna, Rio de Janeiro); e Utilização de misturas de pneus triturados e solo para construção de aterros rodoviários (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal).

“As universidades estão repletas de estudantes com boas ideias e apenas à espera de um incentivo como o desta iniciativa para colocá-las em prática. Nossa intenção foi instigar a criatividade dos futuros engenheiros para que eles se conscientizem da importância que a sua atividade profissional tem no desafio de preservar o meio ambiente, pensando nas futuras gerações”, avalia Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continental Pneus para a América Latina.

Ela destaca a surpresa e a satisfação do comitê julgador em relação à qualidade e ao caráter inovador presentes nos 36 trabalhos inscritos. “Muitos projetos incluíram, além de descritivos técnicos detalhados, resultados de testes de viabilidade econômica, impacto ambiental, poluição sonora, resistência à umidade e até mesmo fotos de protótipos”, completa.
 

Divulgação Continental
Divulgação Continental