Consórcio Nacional Volkswagen cresce 40% no 1º semestre


O Consórcio Nacional Volkswagen obteve seu melhor semestre em 36 anos de história. De janeiro a junho deste ano, prospectou 58,7 mil cotas, um salto de 40% em relação ao mesmo período se 2011.



De acordo com Décio C. Almeida, diretor-presidente do Banco Volkswagen, o desempenho do Consórcio se manteve muito aquecido por todo o ano. Este fenômeno se explica pela boa aceitação da modalidade por parte das classes emergentes, sobretudo em um cenário mais apertado para as demais operações de venda a prazo, segundo o executivo. “O consórcio tem a grande vantagem de não sofrer com as oscilações de concessão de crédito, por isso seu ritmo se manteve forte por todo o semestre. Tendência que esperamos se repetir ao longo de 2012”, diz.



A Volkswagen Serviços Financeiros – formada pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros – totalizou quase 281 mil negócios em 2012, índice 11,5% acima do obtido no ano anterior. A Volkswagen Corretora de Seguros gerou 65,8 mil apólices.



O Banco Volkswagen alcançou 121,4 mil operações de financiamento nos primeiros seis meses de 2012, 0,6% a mais que de janeiro a junho do ano passado. No semestre, a carteira de crédito da instituição acumulou R$ 21 bilhões.  Os novos negócios atingiram R$ 4,4 bilhões.



“O setor automotivo começou o ano com atividade mais branda. Porém, com a expectativa de aceleração econômica, redução das taxas de juros e medidas de incentivo, já vemos um cenário muito mais forte para o segmento”, avalia Almeida. “Ao mesmo tempo, estamos nos concentrando em desenvolver planos com condições e taxas atrativas, que intensificarão a concessão de crédito. Por isso, esperamos um segundo semestre bem mais aquecido”, finaliza.



O Banco Volkswagen foi responsável por 49% de todos os veículos novos da marca financiados durante o primeiro semestre do ano. Sua participação no segmento de automóveis alcançou 48,7% do total comercializado no período. O segmento de caminhões e ônibus fechou o semestre com 53% de participação nos financiamentos.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen