Certificação de ventiladores e circuladores de ar


Com a chegada do verão e das altas temperaturas, o uso de ventiladores e de circuladores de ar se intensifica e com isso também aumenta o número de reclamações de usuários junto ao Procon e outras entidades sobre ocorrências relativas a lesões físicas e até princípios de incêndio de aparelhos que não são certificados.


Nesse sentido, a TÜV Rheinland Brasil – subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos – alerta que o consumidor deve verificar se o aparelho possui o selo do INMETRO, pois a certificação deste tipo de produto é obrigatória, portanto, os produtos que não o possuem estão em desconformidade com a legislação.


A TÜV Rheinland Brasil é um dos OCP’s (Organismos de Certificação de Produtos) acreditados pelo INMETRO para avaliar a conformidade de ventiladores e circuladores de ar. A avaliação de conformidade inclui aspectos da segurança elétrica dos aparelhos, garantindo que o produto atenda a requisitos básicos. Desta maneira, é possível evitar que o consumidor, de forma geral, esteja exposto aos problemas de utilização indevida, a choques elétricos, riscos mecânicos e, em última instância, à ocorrência de curtos circuitos e fogo.


A obrigatoriedade da certificação não se restringe aos ventiladores, mas se estende a qualquer produto elétrico, que precisa ser avaliado quanto aos aspectos de segurança.


A Portaria nº 20/2012 do INMETRO estabelece que, além da verificação de Conformidade de Segurança Elétrica do produto, através da aplicação de ensaios baseados em normas internacionais, sejam ainda avaliados dois outros aspectos. Um deles é o da eficiência energética, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem, que visa orientar o consumidor final no ato da compra quanto aos melhores níveis de eficiência energética (consumo de energia) dos produtos, e ainda a avaliação do fabricante, através de auditorias anuais nas fábricas para verificação da uniformidade da produção.


“O processo de certificação engloba auditoria na fábrica, a lacração de amostras para ensaios e a verificação de toda a documentação dos produtos”, explica o Auditor e Analista de Certificação de Produtos da TÜV RHeinland, José Carlos Grade.


Atestada a conformidade, o produto recebe o selo de identificação de conformidade, com validade de quatro anos, sendo que dentro deste período são realizadas auditorias anuais de manutenção do produto, do fabricante e do representante legal/comercial pela venda dos produtos com relação ao suporte dado no tratamento de reclamações de clientes.

SXC
SXC