Casa-modelo da BASF teve mais de 3,5 mil visitas


A CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, recebeu mais de 3,5 mil visitantes desde que foi aberta ao público em setembro de 2013. A residência, de cerca de 400 metros quadrados, construída na zona Sul de São Paulo, reúne tecnologias inovadoras e sustentáveis, capazes de reduzir em até 70% o gasto de energia de uma casa.


O objetivo do projeto é apresentar alternativas ao mercado de construção, já que o método construtivo atual consome 40% da energia global e contribui em 30% com a emissão global de gases de efeito estufa. Além disso, hoje o concreto é o segundo material mais utilizado numa obra tradicional, depois da água. “A indústria química tem um papel importante no desenvolvimento de produtos inovadores e que contribuam de forma positiva com a sustentabilidade do planeta. A CasaE é a materialização de algumas iniciativas já desenvolvidas”, ressalta Flávia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da BASF.


A unidade brasileira da CasaE é a décima construída pela BASF no mundo, mas a primeira especialmente projetada para o clima tropical. Ao todo, mais de 30 inovações fazem parte do projeto, como as paredes erguidas com blocos de poliestireno expandido, popularmente conhecidos por isopor, que proporcionam isolamento térmico e acústico.


As tintas com pigmentos especiais que refletem o calor do sol e as microcápsulas na argamassa que atuam no controle da temperatura do ambiente, reduzindo o uso de ar condicionado, são outros exemplos. Os pisos drenantes das calçadas evitam enchentes e garantem o reaproveitamento da água. O paisagismo também é diferenciado e conta com 35 espécies nativas da cidade de São Paulo antes da urbanização, algumas inclusive em extinção.


O espaço está aberto para visitação e recebe estudantes, profissionais e pessoas interessadas em construção e sustentabilidade. A visita é gratuita e monitorada e deve ser agendada com antecedência pelo e-mail casae@basf.com.

Divulgação BASF
Divulgação BASF