Brasil é atraente em energia renovável


O Brasil é o país da América Latina mais atrativo para investimentos em energia renovável, é o que indica a nova edição do Renewable Energy Country Attractiveness Index, ranking da Ernst & Young (EY) que analisa o mercado de fontes limpas em 40 países. O Brasil aparece em 9º lugar e consolida sua posição como um dos principais destinos de investimentos do mundo.


China é a primeira colocada do ranking, seguida por Estados Unidos, Alemanha e Japão. Atualmente, o Brasil é o segundo colocado em atratividade hidrelétrica (principal matriz energética nacional), quarto em potencial para biomassa, quinto para energia eólica em terra e nono para energia solar.


O país tem pontuação de 56,7, entre Reino Unido (58,5) e Austrália (56). A metodologia adotada para calcular a pontuação considera o grau de estabilidade macroeconômica, ambiente para negócios, priorização para as fontes renováveis, condições de financiamentos para empreendimentos e atratividade dos projetos.


Mário Lima, diretor de consultoria em sustentabilidade da EY, acredita que o cenário positivo para o país reflete os planos divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de que a oferta de energia renovável brasileira crescerá entre 35% e 40% por ano nos próximos anos. “A energia eólica brasileira apresenta grande potencial e é o maior destaque do setor. Agora é preciso viabilizar a vinda de outros fabricantes para o mercado brasileiro, com o intuito de consolidar o mercado”, afirma Lima.


A biomassa, por outro lado, compete diretamente com a indústria alimentícia e demonstra pouca maturidade, sendo a tecnologia em que o Brasil se encontra na pior colocação individual no ranking, 24º lugar. Lima ressalta que é preciso garantir estabilidade econômica e regulatória para os segmentos que estão crescendo no país, como a energia solar.

SXC
SXC