Bosch e Schaeffler lideram ranking de patentes na Alemanha

BoschDe acordo com o levantamento anual do DMPA (Departamento de Patentes Alemãs e Marcas, na sigla em alemão), a Robert Bosch liderou o ranking de patentes de empresas que atuam na Alemanha com 3.841 registros em 2015. No total, o órgão contabilizou o registro de 66,8 mil patentes no ano passado, 1,4% a mais do que em 2014.

Já no ranking das marcas que mais inovaram, a Schaeffler ficou em segundo lugar, com 2.334 patentes, seguida pela divisão Ford Global Technologies, com 1.830 registros.

Segundo a Schaeffler, seu processo começa na identificação das principais tendências em um estágio inicial e define novos padrões de tecnologia. A empresa informa que esta cultura corporativa fomenta a inovação e está impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de componentes inovadores, módulos e sistemas em áreas tais como a eficiência energética, energias renováveis, mecatrônica e mobilidade elétrica.

“A inovação é um dos fatores de sucesso da Schaeffler e garante nosso sucesso econômico a longo prazo. A base da inovação contínua é a nossa rede de pesquisa e desenvolvimento que identifica novas tecnologias básicas em uma rede global e as utiliza para gerar e tornar realidade ideias de novos produtos relevantes para o cliente”, comenta o diretor geral adjunto e diretor de tecnologia da companhia, Peter Gutzmer. Ele ressalta a conexão entre a experiência prática e a pesquisa científica como uma base importante para a continuidade dos projetos de inovação da empresa.

No caso da empresa, cerca de 6,7 mil funcionários distribuídos em 17 centros de P&D elaboram novos produtos, tecnologias, processos e métodos para soluções que se adaptem ao mercado. Seus principais centros na Alemanha são Herzogenaurach, Schweinfurt e Bühl, que estão vinculados aos outros centros de desenvolvimento na Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul. Atualmente, a companhia conta com 24 mil patentes ativas e registros de patentes.

Foto: Divulgação Bosch