Bosch: dois milhões de ABS produzidos no Brasil

A menos de um ano de entrar em vigor a lei que obriga todos os automóveis zero quilômetro produzidos no Brasil a saírem da fábrica equipados com sistema ABS e airbags frontais, a Bosch comemora a marca de dois milhões de ABS produzidos no mercado nacional.

“A Bosch iniciou a produção de ABS no Brasil em 2007, ou seja, antes mesmo da legislação entrar em vigor. Isso reforça o nosso pioneirismo em tecnologias que proporcionem mais segurança aos usuários e confiança no mercado nacional”, afirma Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Bosch América Latina.

Segundo pesquisa da empresa alemã, as estatísticas de vendas indicam que o número de instalações de ABS e airbags cresceu no último ano. Enquanto 48% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2012 tinham freios ABS – o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior –, a taxa de instalação de airbags frontais para motorista e passageiro cresceu de 45% em 2011 para 56% em 2012. 

Além disso, as estatísticas também mostram um aumento de seis pontos percentuais no número de carros novos que saíram da fábrica equipados com ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) em relação a 2011(12% do total de carros licenciados em 2012).

“A Bosch investiu, no último ano, cerca de R$ 20 milhões na instalação de uma nova linha de produção de ABS e ESP, ambos da geração 9. Com o conceito de produção flexível, essa nova linha permitirá à Bosch ser a primeira empresa a produzir o ESP na América Latina”, reforça o gerente.

Segundo Gibran, o ESP é um dos sistemas de segurança mais importantes, depois do cinto de segurança e, dependo da demanda do mercado, a Bosch poderá acionar uma linha adicional de ABS geração 9, a fim de aumentar, ainda no segundo semestre deste ano, a capacidade produtiva para 1,8 milhão de módulos por ano. “O crescimento do número de carros equipados com ESP no último ano, ainda que singelo, mostra que já há uma tendência em aumentar a segurança dos usuários de veículos automotores”, ressalta Carlo.

Para as Nações Unidas, o ESP é uma maneira eficiente de agir contra o crescimento do percentual de mortes em estradas. Segundo estudos, esse sistema de segurança pode evitar até 80% os acidentes causados por derrapagens.

Na Europa, todos os veículos saem da fábrica equipados com o ESP desde outubro de 2011. Nos Estados Unidos, ele é obrigatório para carros de até 4,5 toneladas. Atualmente, há iniciativas semelhantes em outros países, e 51% dos veículos de passeio novos e comerciais leves ao redor do mundo estão equipados com o sistema.

 

Divulgação Bosch
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