Bosch conclui aquisição da ZF Lenksysteme


A Bosch recebeu aprovação de autoridades antitruste para a aquisição total da joint venture que a empresa mantinha meio a meio com a ZF na ZF Lenksysteme (ZFLS), que produz sistemas de direção para veículos leves e comerciais em todo o mundo. A autorização significa que a Bosch passa a ter 100% das ações da empresa, que antes, na joint venture, eram de 50% para a Bosch e 50% da ZF. A unidade será incorporada ao grupo como uma nova divisão sob o nome Robert Bosch Automotive Steering GmbH, escolhido por meio de votação entre os membros da ZFLS.

Os sistemas de direção elétrica assistidos representam 60% dos negócios da nova divisão, que em 2013 registrou faturamento de € 4,1 bilhões, de acordo com o último balanço disponível. Com 13 mil postos de trabalho, a empresa está presente em oito mercados, entre Europa, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e também no Brasil.

Segundo a Bosch, o sistema de direção elétrica, juntamente com o seu potencial para economizar até 0,8 litro de combustível por 100 quilômetros, será a base da tecnologia necessária para realizar uma série de outros sistemas de assistência ao condutor, incluindo a direção autônoma. A nova unidade também possui know-how de direção elétrica para veículos elétricos.

O foco das atividades de pesquisa e desenvolvimento tem sido no âmbito da criação de redes de componentes em sistemas completos controlados por software, como a solução que permite que um caminhão ligado a um reboque seja manobrado de fora do veículo por meio de um smartphone ou tablet. Graças ao desenvolvimento do sistema de direção elétrica hidráulica Servotwin para veículos comerciais, é possível fazer que este sistema opere em caminhões com mais de 40 toneladas métricas de volume. O protótipo foi apresentado no IAA 2014


Com informações de Automotive Business

SXC
SXC