BMW inaugura fábrica no Brasil


O BMW Group inaugurou nesta quinta-feira (9) sua primeira fábrica no Brasil, em Araquari, no norte de Santa Catarina. Com 500 mil metros quadrados, a planta fica no km 65 da BR-101 e recebeu investimentos de R$600 milhões.

Já estão trabalhando no local 500 funcionários, e a expectativa é que esse número chegue a 1.300 até o final do próximo ano. Os empregos indiretos podem chegar a 2.500 quando a unidade estiver em operação máxima. A capacidade produtiva instalada é de 32 mil veículos por ano, para um portfólio que incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman. “Hoje marcamos o início de um novo momento para o BMW Group no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos na última década e reforça a relevância do País nas estratégias do BMW Group em longo prazo. Temos grandes expectativas em relação ao mercado brasileiro, que nos últimos anos tem se mostrado cada vez mais receptivo aos nossos produtos, com grande potencial de crescimento”, afirma Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

A infraestrutura na unidade produtiva contempla as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Além da fábrica, o BMW Group também montou um centro de treinamento na cidade de Joinville (distante 20 quilômetros de Araquari), que abriga uma réplica da linha de montagem real permitindo a realização de atividades de qualificação dos funcionários.

O BMW Group também produz motocicletas no Brasil desde 2010, em sua unidade localizada na cidade de Manaus, na qual são produzidos os modelos BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS Adventure.

Globalmente, são agora 30 unidades produtivas e de montagem em 13 países e quatro continentes.

BMW
BMW