BMW é finalista em prêmio por fábrica no Brasil


O BMW Group está entre os quatro finalistas do prêmio German Project Excellence Award, promovido pela GPM Deutsche Gesellschaft für Projektmanagement – instituição alemã dedicada à promoção da excelência no gerenciamento de projetos. A montadora alemã concorre com o case da construção de sua fábrica brasileira, localizada no município de Araquari (SC). Os quatro finalistas foram escolhidos entre 120 projetos selecionados na etapa inicial do prêmio.


A empresa Concremat Engenharia foi a responsável nas modalidades Engenharia do Proprietário (Owners Engineering) e Gerenciamento da Construção (Construction Management) na primeira etapa das obras de construção da nova planta da montadora.  O contrato englobou os serviços de gerenciamento da execução dos projetos, planejamento da obra, engenharia de valores, suporte e acompanhamento para obtenção de licenças, suporte a suprimentos, gerenciamento de custos e fiscalização e supervisão da construção civil e da montagem eletromecânica.


O projeto contou com tecnologia de ponta e métodos inovadores, entre eles a metodologia Lean Construction, modelagem BIM para planejamento 4D e 5D e o aplicativo Team Member para atualizar o cronograma em tempo real. Essas ferramentas foram essenciais para que as obras fossem realizadas dentro do prazo.


O grande do vencedor do prêmio será revelado no próximo dia 27 de outubro, em cerimônia realizada na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Para chegar à final do German Project Excellence Award, o cases foram submetidos a diversas etapas de análise de pertinência aos critérios estabelecidos pela organização. Todos os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por experientes gerentes de projeto, segundo a metodologia Project Excellence Model. Além de reconhecer cases de excelência na aplicação do gerenciamento de projetos, a premiação tem o objetivo de identificar novas abordagens dessa atividade.

Divulgação BMW
Divulgação BMW