BMW celebra 100 anos de história e atuação marcante no mercado

BMW 100 anosO BMW Group celebrou, em março, o centenário de fundação de suas atividades, um marco significativo não só para o setor automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva. A BMW, marca primordial do grupo – cujo significado é Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique –, surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca da BMW, não coincidentemente, simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.

Ao longo de sua história, o compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo é composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma flecha, representando quatro características-chave do BMW Group: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso. Eles também refletem a diversidade da empresa, suas referências e seus colaboradores.

“No BMW Group, estamos sempre em busca da melhor solução. É parte do nosso DNA”, declarou Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da BMW. “É também a essência das nossas colaborações, um tema recorrente que permeia nossa cultura empresarial e de liderança”.

Celebração

A programação de acontecimentos do centenário do BMW Group teve início na mesma data em que a empresa celebra seu registro na Câmara de Comércio e Indústria de Munique, dia 7 de março. Em evento para aproximadamente dois mil convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos, representantes da sociedade e da mídia internacional, que foram recepcionados no Olympic Hall de Munique, a companhia apresentou em formato multimídia os registros mais importantes de sua história, seu momento atual e sua visão sobre o futuro da indústria automotiva.

Houve também a apresentação, em primeira mão, do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito inédito concebido pela empresa, que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ao contrário

de uma simples máquina de transporte, trata-se de um veículo totalmente customizável e que está perfeitamente adaptado para atender às necessidades do condutor.

Ao longo do ano, o veículo-conceito participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China (maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres, ele ganhará a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e MINI, que também integram o BMW Group. A última escala da turnê será em Los Angeles (EUA), onde o último veículo-conceito, concebido pela BMW Motorrad, a divisão de motocicletas do grupo, completará o quarteto de modelos futurísticos da companhia.

Os próximos cem anos

Depois de um século de história e de expertise acumulados, o BMW Group escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”) para permear as comemorações, sinalizando o que a companhia vislumbra para o futuro. Depois de amplos estudos envolvendo não só o conhecimento interno, mas também o apoio de renomados institutos, a companhia elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade, mas também o cotidiano e a vida corporativa.

De acordo com a empresa, pontos sensíveis já nos dias de hoje, a falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas são fatores que deverão agravar nas próximas décadas. Dentro do BMW Group, há grupos de estudo especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de mobilidade.

Na visão do BMW Group, automação e digitalização também contribuirão para linhas de produção mais sustentáveis e eficientes. Atualmente, os automóveis BMW já dispõem de sistemas digitais de alta performance, como o ConnectedDrive, que integra toda a gama de produtos. A empresa acredita que, no futuro, o aperfeiçoamento desse e de outros sistemas resultará em uma experiência mais segura e confortável para o consumidor.

Foto: Divulgação BMW