Bayer investe em tecnologia para calçado ecológico


A Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do grupo Bayer, está investindo em pesquisa e desenvolvimento de um calçado sustentável, o EcoTrekker.



O calçado é 90% produzido a partir de materiais biológicos e não possui metais pesados em sua composição.



 As matérias-primas convencionais utilizadas na fabricação de sapatos – borrachas e plásticos derivados do petróleo – foram substituídas por insumos renováveis, como derivados do milho ou cana-de-açúcar.



São usados materiais biológicos na confecção de todas as partes do calçado, desde a sola até os aros por onde passam os cadarços. Ainda, seus revestimentos e adesivos são à base de água e livres de solventes orgânicos.



Atualmente, os pesquisadores da Bayer estão promovendo o desenvolvimento do produto para que o EcoTrekker esteja no mercado mundial nos próximos anos. Eles acreditam que, se produzido em escala industrial, esse modelo auxiliará o mercado calçadista a reduzir seus impactos ambientais.



“Existe um grande desafio para que indústrias de todo mundo desenvolvam produtos que, tanto no processo de fabricação quanto no descarte, não agridam o meio ambiente. Nosso papel global é buscar soluções para atingir esses objetivos”, explica Ulrich Ostertag, presidente da Bayer MaterialScience na América Latina. “Essa também é uma demanda cada vez maior dos consumidores, que a cada dia se tornam mais conscientes do seu papel no planeta, e o EcoTrekker está totalmente alinhado a essa filosofia”, completa o executivo.



A Bayer MaterialScience desenvolve atividades focadas na produção de materiais de alta tecnologia e soluções inovadoras para produtos usados no dia a dia.

SXC
SXC