Bayer e Andaluz criam sistema de orientação para cegos


Em parceria com a Bayer MaterialScience, a empresa Andaluz, especializada no desenvolvimento de tecnologias e soluções para produtos de acessibilidade, desenvolveu um sistema de orientação pessoal para pisos que fornece indicação tátil para deficientes visuais.



O sistema visa facilitar o acesso e a circulação dessas pessoas em edifícios públicos, escadas rolantes e plataformas de trem, e envolve sinalizações adesivas ou ladrilhos no chão, que com apenas alguns milímetros de altura, orientam os indivíduos que caminham sobre elas. “Também é possível incorporar mais diferenciações em sinalizações como, por exemplo, para identificar o acesso para diferentes linhas do metrô”, explica Marco Baptista, gerente de produto da Andaluz Acessibilidade.



Esses elementos táteis são feitos de Desmopan DP 3059D, um poliuretano termoplástico (TPU) da Bayer MaterialScience, comercializado pela Andaluz, com o nome de Tátil Fácil. Os produtos são resistentes a riscos e erosão, e também a componentes químicos e produtos de limpeza.



De acordo com as empresas, o sistema já está sendo usado em muitos bancos, shoppings e estações de metrô no Brasil, país com 1,4 milhão de deficientes visuais, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Andaluz/Divulgação
Andaluz/Divulgação