Bayer cresce 8,8% em vendas em 2012

“Continuamos a crescer com dinamismo e atingimos as metas para o Grupo. Todas as divisões registraram ganhos em vendas e receitas antes de itens excepcionais”. A afirmação é do CEO da Bayer, Marijn Dekkers, durante conferência de imprensa em Leverkusen, nesta quinta-feira (28), na qual foram apresentados os resultados da companhia em 2012.

De acordo com comunicado da Bayer, os negócios em ciências da vida – que incluem as divisões de saúde (HealthCare) e de agricultura (CropScience) – registraram um crescimento particularmente rápido e foram fortalecidos por novos progressos em inovação, além de ter havido uma expansão nítida dos negócios da empresa como um todo nos mercados emergentes. “Esperamos manter nossa performance recorde em 2013 e além”, disse Dekkers.

As vendas do Grupo aumentaram em 8,8% em 2012, para € 39,7 bilhões (ante €36,5 bilhões em 2011), alcançando, assim, o maior nível dos 150 anos da história da companhia, segundo o CEO. Os ganhos ajustados nos mercados emergentes, de 7,4%, foram duas vezes maiores que os dos ditos países industrializados. “Em outras palavras, nosso foco estratégico nesses mercados e os investimentos que estamos fazendo neles estão produzindo frutos”, ressaltou Dekkers.

O EBIT (lucro antes de juros e tributos) caiu 4,6%, para € 3,96 bilhões (€4,15 bilhões em 2011), e o lucro líquido, 1%, para €2,44 bilhões (€2,47 bilhões em 2011).

As vendas da divisão HealthCare cresceram 8,4% no ano passado, para €18,6 bilhões; as vendas de CropScience subiram 15,5%, para €8,4 bilhões, e as de MaterialScience, 6,2%, fechando em €11,5 bilhões.

A Bayer está otimista para 2013, e espera um crescimento ajustado das vendas entre 4% e 5%, o que corresponde a cerca de €41 bilhões. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento devem ficar em €1,9 bilhão (€1,6 bilhão em 2012) e em imóveis, instalações e equipamentos em €0,4 bilhão (mesmo patamar do ano passado).

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer