Baumer abre subsidiária no Brasil

Um dos principais fornecedores mundiais de sensores de automação para fábricas e processos agora está presente no mercado brasileiro com uma subsidiária. A suíça Baumer acaba de inaugurar a sua sede em São Paulo com uma expectativa de faturar R$ 1milhão no primeiro ano de atividades. Para 2011, os planos são triplicar esse montante e expandir sua rede de negócios também para as regiões nordeste e sul.


A Baumer é reconhecida internacionalmente por produzir sensores com tecnologia de ponta e alta precisão, que são utilizados em máquinas e processos de diversos setores da indústria, como farmacêutica, de alimentos, de transportes, de petróleo e gás, entre outros. No País, a empresa irá atuar em três dos cinco segmentos do grupo: soluções de sensores, controle de movimentos e instrumentação e processos.


“No Brasil, um dos focos é a indústria pesada – siderúrgicas, mineração, máquinas”, afirma o diretor geral no País, George Wagapoff.


Negócios


Mesmo antes da abertura da sede, alguns produtos da Baumer já chegavam ao Brasil, incorporados a maquinas e equipamentos importados. Agora, com a presença local, será possível oferecer também suporte técnico, substituição de equipamentos e soluções personalizadas, um dos conceitos chave da empresa.


Segundo Rüdiger Förster, membro de conselho executivo da Baumer Group, 40% das vendas mundiais vêm da personalização e modificação de produtos, ou seja, da adequação das tecnologias para atender às necessidades específicas de cada cliente. Para atingir esse grau de adequação, cerca de 10% do faturamento é investido em pesquisa e desenvolvimento, área que concentra 12% da força de trabalho da empresa.


Panorama


O grupo Baumer foi fundado na Suíça em 1952 e começou como uma empresa familiar. Atualmente, está presente em 35 localidades de 18 países, com faturamento que chega a CHF 450 milhões (francos suíços) anuais. Na América Latina, além do Brasil, possui uma sede na Venezuela, onde atua, sobretudo, na indústria petrolífera.

Divulgação/Baumer
Divulgação/Baumer