BASF registra nova patente de trigo

Após três anos de estudos sobre o efeito de diferentes fungicidas na qualidade do trigo, a Cotripal Agropecuária Cooperativa, da cidade de Panambi (RS), foi premiada com o Prêmio Top Ciência de 2010, promovido pela empresa do setor químico BASF. A cooperativa e a Unidade de Proteção de Cultivos da companhia alemã firmaram, durante a premiação, uma parceria para registrar a patente da pesquisa de trigo tratado com o fungicida Opera®.


Nos grãos das plantas tratadas com esse produto, o glúten apresentou mais força. Como o glúten é responsável pelas características de expansibilidade e elasticidade da massa, os pães e biscoitos produzidos com esse tipo de trigo têm melhor qualidade.


“Dessa forma o produtor de trigo consegue atender a toda a cadeia com um produto de alta qualidade e assim, ganha mercado”, avalia o engenheiro agrônomo Dênio Oerlecke, supervisor técnico da Cotripal.


Além disso, o fungicida garante a qualidade da semente, sanidade da planta e tolerância ao estresse, melhorando a qualidade das lavouras.


Panorama


Esta já é a segunda patente registrada pelo Top Ciência, que reúne desde 2006 profissionais do agronegócio, estudantes e pesquisadores em um fórum anual de inovação. O prêmio faz parte do conceito de Open Innovation da Basf, que tem como objetivos centrais fomentar a pesquisa e ajudar os pesquisadores a proteger suas ideias.


“O Brasil não vê com bons olhos pesquisadores que submetem seus trabalhos à patente antes da publicação, mas a divulgação inviabiliza o seu registro. A BASF é a indústria química que mais registra patentes no mundo todo e tem trabalhado com os pesquisadores parceiros, orientando-os a registrá-las antes de sua publicação. Esta é a forma de proteger e assegurar o direito à propriedade intelectual dos projetos aos seus idealizadores, assim como normalmente já ocorre nos EUA e Europa”, orienta Leandro Martins, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da BASF para América Latina.


 

SXC
SXC