BASF realiza evento “lixo zero” em São Paulo


A BASF pôs em prática, durante seu 2º Fórum Corporativo de Sustentabilidade, nesta segunda-feira (12), em São Paulo, um projeto-piloto de ciclo fechado na gestão de resíduos, envolvendo copos descartáveis e biodegradáveis e sacos de lixo compostáveis.



De acordo com a companhia alemã, durante a semana prévia ao Fórum, a empresa encarregada do serviço de buffet do evento coletou todo o resíduo orgânico utilizado na preparação dos alimentos em sacos de lixo confeccionados com “ecovio”, plástico biodegradável e compostável da BASF, feito parcialmente de fonte renovável.



No Fórum, foram coletados os copos descartáveis usados, feitos de papel revestido com uma camada fina de ecovio FS Paper. "A solução inovadora permite que os copos não precisem ser destinados a aterros sanitários após o uso. Ao invés disso, eles podem ser processados juntamente com o lixo orgânico e com os sacos de lixo para produzir um adubo valioso", explica Karina Daruich, gerente do Negócio de Plásticos Biodegradáveis da BASF para a América do Sul.



O resíduo orgânico gerado no evento também foi acondicionado em sacos plásticos feitos com o ecovio e, juntamente com os resíduos pré-consumo e os copos, será destinado para a Bioland, empresa especializada em produção de insumos orgânicos agrícolas a partir de resíduos industriais, que opera uma usina de compostagem em Piracicaba, onde será compostado e transformado em adubo orgânico.



“Este projeto-piloto, realizado durante o Fórum Corporativo de Sustentabilidade, serve não só para destacar o compromisso ativo da BASF com a eficiência de recursos, mas também para estudar o ciclo fechado na gestão de resíduos, um conceito que já testamos em outros projetos-piloto pelo mundo”, diz Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais da BASF para a América do Sul.



Segundo a companhia, a experiência piloto no evento é a primeira de seu tipo no Brasil para testar e demonstrar o ciclo fechado. “Juntamente com seus parceiros de cooperação, a BASF tem a intenção de expandir este conceito de ciclo fechado ao longo de toda cadeia de valor, assim ele pode ser implantado em eventos de grande escala em estádios ou em feiras, ou então em restaurantes fast-food, complexos de escritórios, hospitais e centros de lazer e esportes”, afirma a empresa em comunicado à imprensa.

Divulgação BASF
Divulgação BASF