BASF passa a produzir metilato de sódio no Brasil


A BASF inaugurou oficialmente sua primeira fábrica para a produção de metilato de sódio na América do Sul. Localizado em Guaratinguetá (SP), sua maior planta na região, o novo complexo tem capacidade para produzir, anualmente, 60 mil toneladas do catalisador usado para a fabricação de biodiesel.



A produção teve início já no final de 2011 e deverá suprir o mercado regional. O investimento financeiro para o projeto foi de cerca de dois dígitos de milhões de euros.



Segundo Stefano Pigozzi, presidente Global da Divisão de Inorgânicos da BASF, a instalação da nova fábrica faz parte da estratégia do grupo para expandir a posição de liderança no continente.



“Investimos em uma nova fábrica para fortalecer nossa posição competitiva no mercado do biodiesel na América do Sul, que está em franco crescimento. O início das atividades produtivas dá suporte à iniciativa estratégica de trabalhar o mais próximo possível de nossos clientes, atendendo de forma mais eficiente e com o fornecimento local de metilato de sódio”, afirmou Pigozzi.



Por sua vez, o presidente da BASF para a América do Sul, Alfred Hackenberger, afirmou que o "investimento está alinhado à oportunidade de crescimento do mercado de biodiesel na região", onde, segundo ele, o grupo tem intenção de instalar uma segunda fábrica dentro dos próximos anos.



Além da unidade brasileira, a companhia produz metilato de sódio também na fábrica em Ludwigshafen, na Alemanha. Considerado um catalisador eficiente para a produção de biodiesel, o metilato de sódio é visto também como uma alternativa importante para combustíveis à base de diesel nos últimos anos.



A legislação brasileira exige que o combustível contenha 5% de biodiesel, enquanto na Argentina a adição obrigatória chega a 7%. Outros países da América do Sul possuem legislação semelhante.

Divulgação / BASF
Divulgação / BASF