BASF participa do 28º ENTMME com apresentação de trabalhos realizados por seus especialistas

De 04 a 08 de novembro acontece, em Belo Horizonte (MG), a 28ª edição do ENTMME (Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa). O evento, que tem como o intuito reunir empresas, profissionais, professores, pesquisadores e estudantes dos setores mineral, metalúrgico e ambiental, é composto por uma série de debates e visa a integração e troca de conhecimentos entre os técnicos dos temas abordados. 

A BASF é uma das grandes empresas que marcarão presença neste ano. Nesta edição, serão apresentados cinco trabalhos por seus especialistas, resultados do desenvolvimento de projetos que a companhia tem aplicado no mercado.

“De todos os eventos do setor realizados no país, consideramos este como um dos mais importantes, pois é um momento em que podemos compartilhar com empresas e universidades as iniciativas inovadoras da BASF”, comenta Jorge Davo, gerente técnico e comercial de Soluções para Mineração da BASF no Brasil.

Estes trabalhos fazem parte do portfólio de soluções químicas para flotação, hidrometalurgia e gerenciamento de rejeitos em barragem.

Confira os temas e os dias em que os artigos serão apresentados:

Terça-feira, 5 de novembro

  • Aplicação de dextrana com baixo peso molecular para melhor performance de filtração do licor BAYER – autoria de Daniel Bortoleto, coordenador de negócios, mostrará uma visão geral da implementação do Alclar® 5000 na refinaria Wagerup da Alcoa, na região oeste da Austrália. A adição de pequenas quantidades de Alclar® 5000, dextrana com baixo peso molecular, promoveu maior estabilidade do licor Bayer minimizando a precipitação de alumina, aumentando assim a produtividade do cliente.
  • Benefícios do uso de coletores aditivados na flotação da apatita – com Gabriela Budemberg, especialista de flotação, ela vai falar sobre a importância da apatita para a produção de fertilizantes, que é concentrada a partir do processo de flotação. Os reagentes mais utilizados na concentração da apatita são coletores ácidos graxos, que quando formulados com determinados aditivos químicos, podem apresentar performance superior em comparação aos ácidos graxos puros. Neste trabalho foram realizados testes de flotação com duas amostras, sendo um coletor ácido graxo de soja puro e o coletor BASF Lupromin® FP A 476, ambas aplicadas em uma amostra de minério friável da região de Minas Gerais. O coletor BASF permitiu 11% de aumento de desempenho metalúrgico e economia de 10% de dosagem de reagente, ilustrando o benefício que a inovação química traz à indústria mineral. 
  • Uso de modificadores de reologia em materiais dispostos em barragens de rejeitos – de autoria do técnico de desenvolvimento e aplicação, Frederico Oliveira, o trabalho tem como objetivo apresentar uma linha de produtos utilizada como modificadores de reologia. A linha de produtos utilizada Rheomax® ETD tem apresentado sucesso como aditivo capaz de otimizar o gerenciamento de rejeitos dispostos em barragens trazendo como benefícios o aumento da vida útil da barragem de rejeitos, a liberação de água limpa para recirculação e a redução da emissão de poeira de depósitos secos.

Quarta-feira, 6 de novembro

  • Avaliação de desempenho de espumantes alternativos para flotação de minério de grafita – apresentado por André Braga, coordenador de negócios, este trabalho apresenta e discute resultados de um estudo realizado em colaboração entre a BASF e a Escola Politécnica da USP para selecionar e desenvolver novos espumantes para minério de grafita. Através de abordagem micro, determinaram-se parâmetros como diâmetro de bolhas, concentração crítica de coalescência, tempo de meia-vida, ângulo de contato e tempo de indução. Por fim, potenciais novos produtos foram validados em testes de flotação em laboratório, oferecendo espumantes alternativos para flotação de grafita.

Quinta-feira, 7 de novembro

  • Técnicas de seleção de espumantes para flotação de sulfetos – aqui, o especialista André Braga explica que com o uso de diferentes técnicas de caracterização é possível avaliar e comparar novos produtos frente aos tradicionalmente utilizados, visando maximizar a performance metalúrgica dos processos de concentração mineral. Neste trabalho serão apresentados critérios de seleção de espumantes para minérios sulfetados, comparando-se diversos parâmetros de caracterização como concentração crítica de coalescência (CCC) e micelar crítica (CMC), ângulo de contato e também tempo de indução. De um conjunto de 22 produtos, 4 destacaram-se como alternativas viáveis para a flotação de minérios sulfetados e indicaram ganhos consideráveis em seletividade e recuperação metalúrgica em escala de laboratório.

O ENTMME será realizado no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG – Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG. As inscrições podem ser feiras pelo site do evento no http://www.eticaeventos.net.br/entmme2019/inscricoes/.