BASF no combate ao desperdício de alimentos


 
A BASF sediou na semana passada, em São Paulo, o Creator Space Tour, um programa de uma semana que teve a intenção de tratar sobre um dos grandes desafios do futuro: reduzir o desperdício de alimentos e perda de safras para sustentar uma população mundial que não para de crescer. O evento aconteceu no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).


“Enquanto celebramos nosso aniversário, estamos conectando pessoas para fazer distribuições que ajudem a resolver futuros desafios da nossa sociedade. Ao longo de sua história, a química tem provado ser um facilitador para novas ideias e soluções inovadoras”, disse Michael Heinz, membro do Conselho de Diretores Executivos da BASF SE. 


A cada ano, aproximadamente 1/3 da comida produzida para consumo humano é perdida ou desperdiçada no mundo inteiro – resultando um total de 1.3 bilhão de toneladas.


Para identificar soluções sustentáveis e inovadoras a fim de enfrentar este desafio, líderes, cientistas, especialistas de indústria, estudantes e cidadãos participaram do Creator Space Tour. São Paulo foi a quarta de seis paradas do evento, que já passou por Mumbai, Xangai, Nova Iorque e agora segue para Barcelona e Ludwigshafen. Esta é uma iniciativa mundial de um ano lançada pela BASF no seu aniversário de 150 anos.


“A agricultura é um dos fundamentos mais importantes da economia brasileira. O País é o segundo maior produtor de comida do mundo. Ainda que o Brasil tenha sido removido do mapa da fome no mundo em 2014, ainda enfrenta problemas de desperdício de comida e perda de safras”, disse Ralph Schweens, presidente da BASF na América do Sul. 


Durante a parada do Creator Space em São Paulo, a BASF quis identificar soluções juntamente com os interessados em aumentar a sustentabilidade na agricultura e fomentar a segurança alimentar. Foi projetado que até o ano de 2050, mais de nove bilhões de pessoas irão habitar este planeta. Até lá, a produção agrícola precisará de um aumento de 70% para sustentar a população mundial. A redução no desperdício de comida e perda de safra é um dos meios mais importantes para responder a este desafio.

O evento incluiu uma variedade de atividades com diversos grupos de participantes, variando de negócios e academia para governo, ONGs e sociedade em geral. O estado e a cidade de São Paulo são particularmente importantes, já que são decisivos na produção e consumo de alimentos, assim como no processo de decisão do País. Isto faz da cidade um lugar ideal para a co-criação de novas soluções para uma agricultura sustentável. 

Divulgação BASF
Divulgação BASF