Basf lança soja transgênica brasileira

O mercado brasileiro terá em campo a primeira variedade de soja transgênica totalmente criada no país, a partir da safra 2011/2012. Desenvolvida pela BASF em parceria com a Embrapa, a soja tolerante a herbicidas recebeu investimentos em pesquisa, desenvolvimento e regulação de US$ 20 milhões ao longo de dez anos.


A Cultivance, nome com o qual será comercializada, representa uma alternativa para os sojicultores no país; que atualmente contam apenas com a soja geneticamente modificada da americana Monsanto.


Mercado


A nova soja, que obteve autorização Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em dezembro de 2009, por cumprir as normas e leis de biossegurança, marca uma nova Era para as atividades de biotecnologia da empresa alemã.


A tecnologia desenvolvida no Brasil é o primeiro produto transgênico mundialmente comercializado pela BASF. “O Brasil para a BASF na agricultura é como a China para a industrialização”, comenta o vice-presidente de Proteção de Cultivos para a América Latina da BASF, Walter Dissinger. “Nosso interesse é ter, dentro dos próximos seis anos, uma participação de 15% a 20% do mercado de soja transgênica no Brasil”, acrescenta. Atualmente, 65% da área de soja plantada em solo brasileiro são de soja transgênica.


Além de ser adaptada às diferentes regiões brasileiras, a Cultivance deverá tornar o preço mais competitivo. No entanto, os mecanismos para cobrança dos royalties – valor cobrado pela propriedade intelectual da tecnologia – ainda não foram definidos.


Exportação


Após o lançamento no mercado brasileiro, a BASF planeja exportar a soja para outros países da América do Sul, para a União Europeia (UE) e para a China.

Divulgação BASF
Divulgação BASF